Nalva Araújo
Declara Allan Kardec:
“A crença é um ato de entendimento que, por isso mesmo, não pode ser imposta”.

E ousamos acrescentar que isso ocorre, porquanto cada consciência cultiva a fé segundo o degrau evolutivo em que se coloca ou de conformidade com a posição circunstancial em que vive.
*
Não seria justo violentar o cérebro da criança, ao peso de indagações filosóficas, porque lhe não aceitemos as convicções infantis.
Faz-se imperioso ouvi-la com paciência, guiando-lhe os raciocínios para os objetivos da lógica.
É crueldade censurar o náufrago porque se agarre à tábua lodosa,provisoriamente incapaz de partilhar-nos a embarcação confortável.

Ao invés disso, é forçoso lhe estendamos concurso fraterno.
Excessos dogmáticos, lances de fanatismo, opiniões prepotentes,medidas de intolerância e injúrias teológicas podem ser hoje consideradas por enfermidades das instituições humanas, destinadas a desaparecer com a terapêutica silenciosa da evolução e do tempo, embora constituam para todos nós, os espíritas-cristãos
encarnados e desencarnados, constantes desafios a mais amplo serviço na sementeira da luz.

Sabemos que a individualidade consciente é responsável pelos próprios destinos; que a Lei funciona em cada espírito, atribuindo isso ou aquilo a cada um, conforme as próprias obras; que Deus é o Infinito Amor e a Justiça Perfeita, e que as forças do Universo não acalentam favoritismo para ninguém.

Todavia, conquanto sustendo a fé raciocinada, nos alicerces do livre exame, cabem-nos, sem
qualquer atitude louvaminheira para com os tabus e preconceitos que ainda enxameiam no campo religioso da Terra, o dever de clarear o caminho dos nossos irmãos de humanidade, em bases de auxílio, de vez que o Criador concede à criatura os meios indispensáveis para que efetue por si mesma a própria libertação.

É por isso que Jesus proclamou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”.
Não disse o mestre que o mundo já conhecia a verdade, nem precisou a ocasião em que a verdade será geralmente conhecida entre os homens.
Mas dando a entender que a verdade é luz divina,conquistada pelo trabalho e pelo merecimento de cada um, afirmou,simplesmente: “conhecereis”.

(Francisco Cândido Xavier – Justiça Divina – Pelo Espírito Emmanuel)


Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

G.A

Onde você está?